Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Diferença entre tornado, furacão e dust devil (redemoinhos).

Percebo que uma das dúvidas e erros mais pertinentes sobre meteorologia é em relação as diferenças desses sistemas. Talvez o fato dos 3 girarem deve causar uma confusão na cabeça do pessoal. Portanto resolvi dedicar uma postagem para isso.

Primeiramente o furacão, costuma ter mais de 500 km de extensão, são formados no oceano, sua fonte de energia é o calor dos oceanos, não se vê funil e tem duração de dias. Só é possível ser visto por satélite:

Essa é a imagem de satélite do Haiyan, Tufão que atingiu as Filipinas em novembro de 2013.
Outro detalhe interessante que é importante na formação dessas tempestades tropicais é a de que deve existir ausência de cisalhamento do vento, em outras palavras, a direção/intensidade do vento deve variar pouco com a altura pois isso dificulta a organização do sistema.
Esse tipo de tempestade pode ter ventos de 300 km/h. Entretanto o Haiyan (foto) foi um ponto fora da curva, registrando ventos de 380 km/h, e seu centro de baixa pressão chegou a 850 hpa (nível de pressão médio de 1500 metros acima do nível do mar). Esse foi o furacão mais forte registrado pela humanidade.
OBS: Furacão, tufão e ciclone tropical é o mesmo sistema meteorológico. O nome varia dependendo de onde está localizado.


Tornados, diferentemente dos furacões, se formam no continente, têm tamanho da ordem de centenas de metros em média, têm duração que vai de minutos até algumas horas, para se formar, ao contrário dos furacões, precisa de cisalhamento intenso no vento.
Esse sistema apesar de menor, é mais intenso e as destruições podem ser drásticas, seus ventos podem passar dos 500 km/h.
Tornados aparecem em tempestades do tipo super-célula, que têm características peculiares. A assinatura delas no radar é vista como na imagem acima, parecendo um gancho. Entretanto, o tornado é um fenômeno bem raro, e ocorre apenas em poucas super-células.



Locais onde ocorrem com maior frequência é nos EUA, seguido vem a região centro-sul da Am. do Sul que inclui Sul do Brasil, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
OBS: As chamadas trombas d'água, nada mais é que esse mesmo sistema porém sobre águas.

Dust Devil (Redemoinhos) são comuns em dias de sol, calor e com pouco vento. Não representa risco sério, e seus ventos apesar de fortes não chegam a causar destruição, são pequenos em seu diâmetro. Se formam devido à diferença de aquecimento de parcelas de ar que forma uma pequena baixa pressão e faz com que o vento gire em torno da mesma.

Imagem ilustrativa de www.weatherquestions.com  da formação do fenômeno.

Imagem de um Dust Devil (redemoinho).

Para mais informações:

Livro: Atmosfera, tempo e clima. Autor: Barry; Chorley;
Livro: Tempo e clima no Brasil
Sites:
http://www.noaawatch.gov/themes/severe.php
http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário