Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Previsão do tempo, como faz?


                Olá à todos, nesse post vou explicar a cereja no bolo da meteorologia: previsão do tempo. Previsão do tempo é vital para diversos setores da economia, transportes e agricultura, mas não vou me delongar sobre sua importância, vou direto ao assunto:

                Assim como todo o fenômeno físico a ciência também tenta descrever matematicamente o comportamento da atmosfera, mas essa tarefa só começou a ser possível depois que a termodinâmica e a mecânica dos fluídos se tornaram teorias físicas bem fundamentadas. Um sistema de equações diferenciais capaz de descrever o movimento dos fluídos foi desenvolvido ainda no início do século XIX. Esse sistema de equações tem como variável independente o tempo, de forma que, dadas condições iniciais, o sistema pode mostrar qual é o estado do sistema em qualquer instante no tempo.

                Embora quase toda física necessária já houvesse sido desenvolvida, para realizar a previsão do tempo, faltavam dois importantes ingredientes: medições para servirem de condição inicial e capacidade computacional. Embora algumas previsões do tempo houvessem sido feitas manualmente elas só começaram a ter utilidade prática com a primeira geração de computadores. Von Neumann, um dos pais da computação, ajudou na implementação do primeiro modelo numérico de previsão do tempo no computador ENIAC. Com o tempo e evolução computacional foi possível desenvolver modelos cada vez mais precisos que levassem em conta as interações atmosfera-oceano, atmosfera-biosfera e até mesmo a microfísica interna das nuvens.

O papel do meteorologista previsor do tempo se dá na análise dos resultados apresentados pelo modelo numérico, que, por vezes podem apresentar viéses de diversos tipos, mas dedicarei outro post só explicando o porquê dos erros da previsão do tempo. O meteorologista então, baseado no seu conhecimento dos fenômenos locais e em sua experiência, tem autonomia para acatar ou não a saída do modelo e apresentar na sua previsão os resultados que achar que melhor representarão a realidade.

A previsão do tempo esteve então, desde seu início, envolvida com pesquisas de ponta e desenvolvimento de tecnologias relacionadas com computação de alto desempenho, aquisição de dados via satélite, radar, sondagens, instrumentação etc. e vem cada vez mais adquirindo espaço e importância na sociedade.

Referência: http://earthobservatory.nasa.gov/Features/WxForecasting/wx3.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário